Definir um novo produto em comparação com uma alteração de um produto existente no mercado
Ao tomar decisões sobre a identificação de produtos, é importante perceber as diferenças entre um produto NOVO e as alterações a um produto existente no mercado.
Os novos produtos são produtos que não existem atualmente no portfólio do proprietário da marca e que são novos no mercado. As Normas de Gestão de GTIN exigem que, se um produto for novo no mercado, é necessário obrigatoriamente a atribuição de um novo GTIN de modo a distinguir com rigor o novo produto de qualquer outro produto já existente no mercado.
As alterações efetuadas a produtos existentes levam a que sejam considerados “produtos de substituição” (a versão anterior deixará de existir assim que o produto de substituição for introduzido no mercado). As Normas de Gestão de GTIN definem em que medida uma alteração efetuada a certas características de um produto existente no mercado exige a atribuição de um novo GTIN.
Novo Produto: Um "novo produto" é definido como um produto que não existe atualmente ou não está disponível para venda e é um acréscimo ao portfólio do proprietário da marca/é novo no mercado.
Alteração a um produto: Um produto existente, atualmente no portfólio do proprietário da marca e já disponível no mercado cujos atributos foram alterados.