Uma mudança nas dimensões físicas de um produto, em qualquer eixo, ou em peso bruto, superior a 20% exige a atribuição de um novo GTIN.
Novo GTIN para:
Item
Níveis hierárquicos superiores existentes
Atribuição de GTIN nos Níveis Hierárquicos
A atribuição de GTIN ocorre no item comercial de retalho/varejo ou na unidade base.
É atribuído um GTIN único a cada nível hierárquico de embalagem acima do item comercial de retalho/varejo ou nível de unidade base.
Exemplo de cenários comerciais que requerem uma alteração do GTIN
O peso bruto de um produto aumenta em 50% de 0,34 kg (0,75 lb) para 0,68 kg (1,5 lb), devido a uma mudança no material de embalagem de plástico para vidro.
A altura de uma caixa de detergente para roupa aumenta em 40%, de 7,6 cm (3 in) para 10,64 cm (4,2 in).
A orientação de uma caixa ou palete (não existe qualquer alteração ao item comercial no seu interior) pode ser alterado de tal modo que se verificam alterações em um ou mais eixos.
Informações adicionais
Esta parte da norma só se aplica às alterações nas dimensões e o peso bruto de um produto. Qualquer alteração ao conteúdo líquido declarado é regido pela regra do "Conteúdo líquido declarado".
Alterações cumulativas frequentes, sem alterar o GTIN, na tentativa de evitar a regra dos 20% é uma prática inaceitável. Os parceiros comerciais devem ser notificados sobre todas as alterações dimensionais. Alterações cumulativas podem causar problemas para os parceiros comerciais e podem obstruir o fluxo da cadeia de abastecimento/suprimentos.
Veja o guia de regras de medição de embalagens da GS1 - GS1 GDSN Package Measurement Rules – para aprender um processo consistente e repetível para determinar as medições de um determinado produto.
Os regulamentos/regulamentações locais, nacionais ou regionais poderão exigir alterações de GTIN mais frequentes. Esses regulamentos têm prioridade sobre as regras estabelecidas nas Normas de Gestão de GTIN.